5 Maneiras de Incentivar a Sustentabilidade na sua Empresa

Posted · Add Comment

 Por Eduardo Targa

Séculos de consumo excessivo dos recursos naturais do planeta, custam hoje a nós uma grande devastação no nosso clima e no meio ambiente.  Poucas empresas usam hoje em dia, na prática, o conceito de desenvolvimento sustentável, que ajuda muito na preservação e na recuperação do planeta Terra.

A grande maioria das empresas não desenvolve corretamente o conceito por falta de conhecimento de como fazê-lo ou pelo alto preço dos equipamentos que ajudariam a suprir essa necessitade da nossa atualidade.

Contúdo, há maneiras simples de ajudar a preservar a natureza sem deixar o progresso de lado ou ter de fazer altos investimentos e reformas na empresa.

Veja abaixo 5 maneiras de incentivar a sustentabilidade na sua empresa:

sust._emp.jpg

1- Incentive e premie o não-desperdício
Material de escritório é um dos campeões de desperdício. Canetas, Borrachas, Post-Its, etc. São materiais que são muitas vezes jogados fora antes da hora. Faça um controle do uso de cada funcionário e crie premiações para quem usar menos materiais por semestre ou ano. Isto vai incentivar os colaboradores a rever o uso desses materiais e de quebra ainda ajuda na economia da empresa.

2- Se não puder evitar, recicle!
Muito se fala em empresas sobre imprimir apenas o necessário, evitar o desperdício de papel e tomar cuidado com o que é impresso. Esta já é uma boa medida, mas porque não incrementá-la? Tenha sempre em cada estação de trabalho um lixo reciclável ou uma estação de coleta seletiva, dessa forma, todo o material que tiver de ser usado será reciclado. Porque não também trocar o papel branco comum por papel reciclado?

3- Redecore o escritório!
Plantas são sempre um adorno a mais para qualquer ambiente. Porque não colocar mais verde no seu escritório e ajudar a renovar o ar? Além de deixar o ambiente estéticamente mais bonito será melhor para o planeta e também para os colaboradores, que poderão respirar um ar mais limpo.

4- Faça campanhas de conscientização
Adimitam, nós estamos mais velhos, hoje nas escolas dos nossos filhos, sustentabilidade é assunto cotidiano, porém, nos nossos tempos de escola, muito pouco ou quase nada se falava no assunto. Façamos mais campanhas de conscientização ambiental. Palestras, semanas temáticas, grupos de sugestões, etc. Qualquer coisa que possa nos ajudar a nos conscientizarmos mais sobre a situação do planeta.

5- Apague a Luz!
O horário normal de expediente costuma ser da 8h ás 17h. No entanto, durante todo esse período convivemos com milhares de luzes acesas, o que também é uma forma de desperdício. Na medida do possível, oriente seus colaboradores a manterem as luzes apagadas durante o expediente, e abra as janelas para a luz natural entrar.

 

Compass Contabilidade está localizada no bairro do Butantã em São Paulo e pode ajudar a sua empresa com todas estas questões.

 

Siga-nos nas redes sociaisFacebook.png  Twitter.png  botao_linkedin.png

Você ainda tem alguma dúvida?

Fale Conosco Agora
 
Fale Conosco!